Unisinos Lab - Competências
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Competências

Com base em pesquisas e relatórios internacionais sobre educação no Ensino Superior, a Unisinos identificou dez competências consideradas fundamentais para a constituição de um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos com potencial para a transformação social. Em 2022, integramos mais duas competências, também promovidas pela Unisinos, para seguir construindo uma educação significativa para transformação social: Atitude Inclusiva e Educação das Relações Étnico-Raciais e Promoção da Igualdade Racial.

Todas essas competências poderão ser desenvolvidas por meio da Unisinos LAB, e a combinação delas será particular de cada aluno. Ao mesmo tempo em que um estudante de Direito poderá aperfeiçoar conhecimentos de empreendedorismo e liderança, seu colega de curso terá a chance de aprimorar habilidades voltadas para inteligência cultural e gestão de projetos. Ao final da graduação, os dois receberão o mesmo diploma, mas seus históricos mostrarão as diferenças de perfil entre os profissionais.

Atitude Empreendedora

Propor ações empreendedoras que estejam de acordo com uma perspectiva responsável, que valorizem a pessoa humana em diferentes contextos socioculturais e o meio ambiente, assumindo atitude de protagonismo e colaboração com as comunidades envolvidas.

Autonomia e Autogestão do Conhecimento

Gerir seu processo de apropriação e produção de conhecimento com autonomia e continuidade, estabelecendo objetivos de aprendizagem de curto, médio e longo prazo.

Atitude Inclusiva

Estar aberto positivamente e atento às diferenças de classe, étnicas, de gênero, religiosas, bem como atento às especificidades sensoriais, cognitivas e motoras constitutivas da pessoa humana para, em uma atitude de inclusão, lutar por igualdade de acesso e de permanência de todos em todos os espaços.

Colaboração

Interagir de modo proativo e solidário, de modo a construir coletivamente soluções para problemas das comunidades, em distintos contextos socioculturais.

Comunicação

Comunicar-se através de diferentes linguagens (verbal e não verbal, gestual, corporal, sonora, visual, gráfica, audiovisual), tendo em vista a potencialização de habilidades expressivas e estéticas.

Educação das Relações Étnico-Raciais e Promoção da Igualdade Racial

Sensibilizar para respeitar e saber acolher a diversidade étnico-racial, fundamentado no princípio da dignidade de toda pessoa humana, por meio de atividades transdisciplinares na perspectiva da educação antirracista promotora de empatia diante da alteridade e de adesão à políticas de equidade étnico-racial.

Formação cultural

Reconhecer as experiências culturais como possibilidades de formação ético-estética, numa perspectiva integral.

Liderança

Liderar de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo consenso nos grupos.

Pensamento Computacional

Resolver diferentes tipos de problemas, utilizando conceitos e fundamentos da computação em articulação com o pensamento humano para ampliar o potencial inventivo, a capacidade de raciocínio e a habilidade de pensar abstratamente em diversos níveis, independente das tecnologias empregadas.

Pensamento Projetual

Mobilizar competências de diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva sistêmica e transdisciplinar, através de processos imaginativos, criativos e inventivos a fim de agregar valor à sociedade.

Responsabilidade Socioambiental

Desenvolver sensibilidade sobre assuntos relacionados à sociedade e aos ambientes dos quais fazemos parte, exercendo atribuições profissionais segundo os princípios da formação humanística, social e ambiental.

Senso Crítico-Reflexivo e Resolução de Problemas

Analisar os fenômenos socioculturais, em suas dimensões local e global, a fim de identificar problemas e propor soluções adequadas em cenários complexos.

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